sexta-feira, 24 de julho de 2009

Razão e Sensibilidade


Semana passada li o livro Razão e Sensibilidade de Jane Austen. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o título. Para alguns a razão e a sensibilidade não podem andar juntas, para outros, porém, não só podem como devem. Eu, particularmente, costumo dar primazia à razão e não deixo de usar minha sensibilidade.

O Livro conta a história de uma senhora e de suas três filhas, focando nas duas mais velhas e em suas decisões, seus amores, seus medos...

Eu realmente gostei do livro porque as situações descritas podem ser reais, as pessoas erram, choram, se arrependem, contam mentiras ou traem a confiança como qualquer ser humano que já tenha errado na vida. Eu até gosto da história da Branca de Neve, mas com o pé no chão, príncipes encantados não existem.

Vou deixar aqui alguns trechos - os que eu mais gostei, talvez você se interesse pelos trechos e leia o livro, para mim valeu a pena. Espero que você possa absorver algo, ainda que não venha a gostar do livro.


"Senti que a queria mais do que qualquer outra mulher neste mundo e que a havia usado de maneira infame. (...) Essas atitudes dela tornavam minha conduta ainda mais odiosa. (...) Mas eu pensava nela, acredito que a cada momento do dia. (...) Porém, outro homem pode ganhá-la. E se ele for, como ela merece, o melhor entre todos os demais, creio que poderei suportar (...) as pessoas que eu mais magoei são as que menos poderei esquecer. (...) E com estas palavras ele saiu da sala quase correndo. (...) No entanto - apesar de ter sobrevivido à perda dela - , ele sempre se manteve interessado em tudo que dizia respeito a ela e tornou-se o seu padrão secreto da perfeição na mulher; nenhuma beleza das maiores belezas em ascenção, nos dias que se seguiram, nem sequer podiam comparar-se com a beleza [dela]."


Bjos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Forme a sua!!